Antônio Ermírio de Moraes

Antônio Ermírio de Moraes, foi um escritor e empresário brasileiro, nascido em São Paulo no dia 24 de agosto de 1928.
Estudou no tradicional Colégio Rio Branco em São Paulo e formou-se em engenharia metalúrgica em 1949 pela Colorado School of Mines.
Sua família fundou a Companhia Brasileira de Alumínio, produzindo inicialmente 4 mil toneladas, mas chegou ao seu cinquentenário produzindo 400 mil toneladas.
Após assumir a presidência, Antônio Ermírio transformou e expandiu o grupo, para diversas áreas, cimento, celulose, zinco, níquel, filmes de polipropileno, produtos químicos e suco de laranja.
Mesmo o grupo possuindo um banco, o empresário era um crítico do sistema financeiro. Brincando ou não, ele sempre dizia que a instituição só foi criada “para não pagar os juros cobrados pelo mercado e estabelecidos pelo Banco Central”.
Por sua intensa atividade social e pela trajetória empresarial ascendente, o empresário é um ícone da classe empresarial industrial. Por tudo que realizou e representou, Antônio Ermírio recebeu diversas homenagens e condecorações, no Brasil e no exterior.
Em 2014 segundo a Forbes, sua fortuna pessoal estava estimada em US$ 12,7 bilhões.
Em 2001 deixou a presidência do conselho de administração do Grupo Votorantim, pois uma combinação de doenças afetaram sua mente e seus movimentos.
O empresário faleceu no dia 24 de agosto de 2014.
Por tudo que representou para o desenvolvimento do setor industrial brasileiro, entendemos que homenageia-lo, é manter vivo todo seu legado.
