Foto: Inst. Ayrton Senna

Ayrton Senna da Silva  começou sua carreira competindo no kart em 1973 e em “carros de fórmula” em 1981, quando venceu as Fórmulas Ford 1600 e 2000. Em 1983 foi campeão do Campeonato Britânico de Fórmula 3. Tricampeão de Fórmula 1, conquistou os títulos de 1988, 1990 e 1991.

Além das corridas de carros, Senna dedicava-se a jet skis, motos, aeromodelos e helicópteros. Administrava diversas marcas e empreendimentos, além de patrocinar diversos programas de assistência filantrópica ligados a crianças carentes.

Ao todo, Senna disputou 161 grandes prêmios na Fórmula 1, alcançando 41 vitórias, 80 pódios, 65 pole positions e 19 voltas mais rápidas. Em pista molhada, Senna era praticamente imbatível e tinha uma característica por diversas vezes criticada, pois ele ultrapassava os limites considerados seguros.

Sua última disputa foi o Grande Prêmio de San Marino no dia 1º de maio de 1994, onde se acidentou e morreu.

Sua morte, assim como o funeral e velório, provocou uma das maiores comoções da história do Brasil, bem como repercussão mundial. Em pesquisas feitas com jornalistas especializados, pilotos e torcedores, foi amplamente considerado o melhor piloto da história da Fórmula 1 e um dos maiores automobilistas de todos os tempos. 

No auge de sua carreira, era considerado o maior ídolo brasileiro, posto que mantém mesmo depois de três décadas após a sua morte.

Ayrton Senna, foi e será sempre lembrado como um dos melhores pilotos de Fórmula 1.

Sobre o autor

Compartilhar em: