Deputada Carla Zambelli

A cidadania italiana da Deputada, não impede a sua extradição.

Reprodução Facebook

MP da Itália dá parecer favorável à extradição de Carla Zambelli, diz AGU

O Ministério Público da Itália emitiu parecer favorável à extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) para o Brasil, informou a Advocacia-Geral da União (AGU) nesta quarta-feira. Zambelli está presa preventivamente em Roma desde 29 de julho, enquanto tramita o pedido brasileiro.

Segundo os relatos, o parecer da Procuradoria italiana reforça o andamento do processo na Corte de Apelação de Roma, que avalia os requisitos para atender ao pedido de extradição. Em 8 de outubro, a Corte de Cassação (última instância) negou um recurso da defesa contra a prisão, mantendo a deputada em Rebibbia até a decisão de mérito.

O caso envolve condenações do STF — inclusive a pena de 10 anos relacionada à invasão ao sistema do CNJ — usadas pelo governo brasileiro como base do pedido. Especialistas lembram que a cidadania italiana não impede extradição, a depender dos tratados e da avaliação judicial.

Com o parecer do MP, a corte italiana deve agendar nova audiência para deliberar sobre o mérito; a decisão final cabe ao Ministério da Justiça da Itália, que pode homologar ou não a extradição após o trâmite judicial.

Sobre o autor

Compartilhar em: