Éder Jofre

Nascido em São Paulo no dia 26 de março de 1936, é considerado o maior boxeador peso-galo de todos os tempos no mundo, ganhando a alcunha de “Galo de Ouro”. Frequentemente também é citado como um dos maiores lutadores de boxe que já existiu no mundo, considerando todas as categorias.
Por tudo que fez e representa para o boxe, esta imortalizado na galeria do Hall da Fama da Costa Oeste (WCBHOF), em Los Angeles e também faz parte do IBHOF – Hall da Fama do Boxe Internacional, localizado em Canastota, Nova Iorque, o mais importante deles. Também faz parte de outras três galerias semelhantes que listam os melhores de todos os tempos na modalidade, todas nos Estados Unidos.
Na sua edição de 90 anos, a revista The Ring o escolheu como o melhor boxeador da década de 1960, ficando a frente de Muhammad Ali. Nesta mesma revista em 2002, ele foi ranqueado na nona posição entre os “melhores pugilistas dos últimos cinquenta anos”.
O cartel de Éder Jofre é espetacular, pois em 81 lutas ele venceu 75, sendo 50 por nocaute; teve 4 empates e apenas 2 derrotas por pontos para o lutador japonês Fighting Harada; ambas derrotas veementemente contestadas por outros boxeadores, técnicos, comentaristas e especialistas.
Além de campeão na categoria peso-galo, ele também arrebatou o título dos peso-pena.
Aposentado dos ringues, entrou na política e foi eleito várias vezes como vereador pela cidade de São Paulo.
Internado em um hospital de São Paulo em razão de uma pneumonia, veio a falecer no dia 02 de outubro de 2022.
