Foto: Rede Social/Reprodução

Família Gracie é uma família de lutadores brasileiros originários de Belém e radicados atualmente nas cidades de  Rio de Janeiro e São Paulo. Existem também membros da família com presença e negócios nos Estados Unidos.

Carlos e Hélio Gracie, os patriarcas da família, são considerados os pais do jiu-jitsu no Brasil. Eles desenvolveram uma técnica em que um lutador mais fraco poderá derrotar um oponente mais forte, usando técnicas em forma de estrangulamentos, alavancas, imobilização e torções, e por isso são considerados responsáveis pelo estilo de arte marcial brasileira conhecido como jiu-jitsu brasileiro.

O Judô Kodokan foi apresentado à família Gracie, no Brasil, ao redor de 1914, por Conde Koma. Em 1914, Conde teve a oportunidade de viajar para o Brasil, chegando em Porto Alegre, onde fez as primeiras apresentações de suas técnicas, como parte de uma grande colônia de imigração japonesa. No Pará, tornou-se amigo de Gastão Gracie, empresário influente que ajudou Maeda a estabelecer-se.

Para demonstrar sua gratidão, Maeda prontificou-se a ensinar o judô a Carlos Gracie, filho mais velho de Gastão. Carlos aprendeu por alguns anos e, depois, passou seu conhecimento para os irmãos. No entanto, foi Hélio Gracie, o irmão mais novo de Carlos, quem foi o maior responsável pelo refinamento técnico da arte japonesa, o que o levou a ser conhecido como o “Criador do Jiu-Jítsu Brasileiro”. No final da década de 1990, a família atingiu o grande público quando Rorion Gracie revolucionou o mundo das artes marciais ao criar o Ultimate Fighting Championship (UFC), hoje também conhecidos pelos campeonatos de MMA. O talento e as técnicas passaram de geração para geração, e a família já produziu diversos campeões, entre eles: Rickson, Royce, Royler, Renzo, Ralph, Ryan, Rodrigo e Kyra (representante feminina da família).

Homenageamos toda a família na pessoa do Renzo Gracie. Parabéns Mestre.

Sobre o autor

Compartilhar em: