Foto: Wikipedia Reprodução DMA

Guantánamo é uma baía e uma cidade no extremo sudeste de Cuba, mas o nome é mais conhecido mundialmente por causa da Base Naval da Baía de Guantánamo, um território controlado pelos Estados Unidos desde 1903.

O controle americano sobre Guantánamo tem origem na Guerra Hispano-Americana (1898). Após derrotar a Espanha, os EUA ajudaram Cuba a conquistar a independência, mas impuseram algumas condições para manter influência na ilha.

Em 1903, foi assinado um tratado entre os EUA e o governo cubano, no qual Cuba arrendou a Baía de Guantánamo aos EUA por tempo indeterminado, em troca de um pagamento simbólico anual.

Desde então, os EUA mantêm essa base militar, mesmo contra a vontade dos governos cubanos após a Revolução de 1959.

Cuba considera Guantánamo um território ocupado ilegalmente. Desde a Revolução de 1959, os governos de Fidel Castro, Raúl Castro e Miguel Díaz-Canel exigiram a devolução da área, mas os EUA não demonstram interesse em abrir mão da base.

A única forma de encerrar o domínio americano, segundo o tratado original, seria um acordo mútuo entre Cuba e os EUA ou uma decisão unilateral dos americanos para devolver a área. Como os EUA veem Guantánamo como uma base estratégica importante, é improvável que a devolvam voluntariamente no curto prazo.

Sobre o autor

Compartilhar em: