Guga Kuerten

Gustavo Kuerten, o nosso Guga, é o maior tenista brasileiro de todos os tempos. Marcante por sua alegria contagiante, nasceu em Florianópolis no dia 10 de setembro de 1976 e é assumidamente um manezinho, termo carinhosamente usado para os nascidos nesta cidade singular.
Guga é tricampeão em Roland Garros e chegou a número 1 do tênis mundial no ano de 2000, auge de sua carreira.
Em seu curriculum constam vitórias memoráveis contra mitos deste esporte, tipo Peter Sampras e André Agassi. Guga é o único tenista da história a ganhar de Peter Sampras e André Agassi em um mesmo torneio.
Em 2014, Guga foi considerado pela Revista Tênis um dos “10 tenistas que transformaram a forma como o tênis é jogado”. Segundo a revista, “diante de adversários que fundamentavam seus jogos no preparo físico e na regularidade de fundo de quadra, o brasileiro ousou acelerar bolas, arriscar paralelas de backhand, tentar encurtar com deixadinhas, etc. O padrão extremamente defensivo do jogo no saibro deu lugar a um estilo agressivo, exuberante e alegre.
Uma lesão no quadril, antecipou sua aposentadoria do tênis profissional, fato ocorrido em 2008.
Fora das quadras, Guga faz um trabalho social conhecido e reconhecido, através do Instituto Guga Kuerten, que é presidido por sua mãe Alice Kuerten.
Guga foi homenageado com sua inclusão no International Tennis Hall of Fame, no dia 14 de julho de 2012, assim eternizando seu nome e elevando o nome do nosso Brasil.
