Margaret Thatcher

Margaret Hilda Thatcher, nasceu em Grantham no dia 13 de outubro de 1925. Foi a primeira mulher a ocupar do cargo de primeira-ministra do Reino Unido, permanecendo no cargo por quase 12 anos. Determinada e com posições firmes, terminou recebendo a alcunha de “Dama de Ferro”.
Liderou o Partido Conservador até a vitória de 1979, sendo empossada ainda naquele ano.
Assumiu o cargo com o país em recessão, e logo após começou a colocar em prática sua filosofia política e suas convicções de políticas econômicas. Para reverter as altas taxas de desemprego, focou suas decisões na desregulamentação de vários setores, principalmente o financeiro; mercados de trabalho flexíveis; a privatização de empresas estatais e a redução do poder e influência dos sindicatos.
Thatcher deixou várias frases marcantes, algumas de profunda valorização da mulher: 1)”Qualquer mulher que entenda os problemas de cuidar de uma casa estará mais próxima de entender os problemas de cuidar de um país” (1979); 2) “Na política, se você quer que algo seja falado, peça a um homem. Se quer que algo seja feito, peça a uma mulher” (1982)
Certamente durante a década de 80, foi a mulher mais poderosa do mundo. Após deixar o cargo por renúncia, recebeu o título de Baronesa Thatcher, que lhe garantiu um assento vitalício na Câmara dos Lordes.
Suas posições eram tão firmes, que pesquisas identificam que os argumentos sobre o Thatcherismo persistem entre a população do Reino Unido.
Margaret Thatcher faleceu em 2013 aos 87 anos, vitima de um acidente vascular cerebral (AVC).
Por tudo que representou e ainda representa, entendemos justo prestar-lhe uma Homenagem no dia de hoje.
