Foto: Freepik

Pirâmide de Quéops, também conhecida como a Grande Pirâmide de Gizé, é a mais antiga e a maior das três pirâmides na Necrópole de Gizé, no Egito.

Acredita-se que foi construída próximo do ano 2.560 a.C. Inicialmente com 146,5 metros de altura, a Grande Pirâmide foi a mais alta estrutura feita pelo homem no mundo até a Catedral de Lincoln, na Inglaterra ser construída em 1.311 na idade média.

Há três câmaras conhecidas dentro da Grande Pirâmide. A câmara mais baixa foi escavada no leito rochoso sobre o qual a pirâmide foi construída e ficou inacabada. As chamadas “Câmara da Rainha” e “Câmara do Rei” estão mais acima na estrutura da pirâmide. A parte principal do complexo de Gizé é um conjunto de edifícios que inclui dois templos mortuários em honra a Quéops (um perto da pirâmide e um perto do Nilo), três pirâmides menores para esposas do faraó, uma pirâmide “satélite” ainda menor, uma calçada que liga os dois templos e as pequenas  mastabas que cercam a pirâmide e que foram feitas para os nobres da sociedade egípcia antiga.

Algumas curiosidades que envolvem esta pirâmide:

– Originalmente, tinha 146,6 metros de altura, mas hoje mede cerca de 138 metros devido à erosão e ao roubo de suas pedras ao longo dos séculos.

– Foi construída com cerca de 2,3 milhões de blocos de calcário, pesando entre 2,5 e 70 toneladas cada.

– A base da pirâmide tem uma variação de menos de 2 cm em toda sua extensão, algo incrível para a época.

– A única pirâmide com câmaras internas complexas – Diferente das outras pirâmides, a de Quéops tem várias câmaras internas e passagens misteriosas.

– Os quatro lados da pirâmide estão perfeitamente alinhados com norte, sul, leste e oeste, com um erro de apenas 0,05 graus.

– Nenhuma múmia ou sarcófago real de Quéops foi achado dentro da pirâmide, levantando a hipótese de que nunca foi usada como tumba.

– Em 2017, pesquisadores descobriram um grande vazio dentro da pirâmide usando tecnologia de raios cósmicos. O que há lá ainda é um mistério.

– Um dos corredores internos da pirâmide, chamado Grande Galeria, tem um design único e pode ter sido usado para equilibrar a estrutura ou para fins religiosos.

– Os blocos foram encaixados com tanta precisão que não há espaço suficiente entre eles para passar uma lâmina de barbear.

– Apesar do calor do deserto, o interior da pirâmide mantém uma temperatura constante de cerca de 20°C.

Sobre o autor

Compartilhar em: