Plutão

Plutão é um planeta anão do Sistema Solar. Originalmente classificado como um planeta, Plutão é atualmente o maior membro conhecido do cinturão de Kuiper, uma região de corpos além da órbita de Netuno.
Como outros membros do cinturão de Kuiper, Plutão é composto primariamente de rocha e gelo e é relativamente pequeno, com aproximadamente um quinto da massa da Lua e um terço de seu volume.
Plutão foi descoberto em 18 de fevereiro de 1930 por Clyde Tombaugh e até 2006 foi considerado o nono planeta do Sistema Solar. A partir de 1992, com a descoberta de vários outros objetos similares a ele no Sistema Solar externo, sua classificação como um planeta começou a ser questionada, especialmente após a descoberta em 2005 de Éris, 27% mais massivo que Plutão. Em 2006 a União Astronômica Internacional criou uma definição formal do termo planeta, a qual fez Plutão deixar de ser planeta e ganhar a nova classificação de planeta anão.
Plutão tem cinco luas conhecidas. Em 14 de julho de 2015, a sonda espacial New Horizons se tornou a primeira a sobrevoar Plutão. Durante seu sobrevoo, a New Horizons fez medições e observações detalhadas de Plutão e suas luas.
Abaixo registros de outros fatos ocorridos nesta data:
1942 – o navio brasileiro Olinda é torpedeado e afunda ao largo da costa do Estado da Virgínia, nos EUA.
1952 – Adesão de Grécia e Turquia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
2021 – Perseverance, um astromóvel projetado para explorar a cratera Jezero em Marte, pousa com sucesso no planeta vermelho.
