Imagem: X @TopazioNeto

O prefeito de Florianópolis Topázio Neto, atendeu nosso pedido e concedeu a seguinte entrevista ao portal:

O senhor desenvolveu uma carreira sólida como empreendedor, consolidando empresas e gerando milhares de empregos. O que motivou o senhor a entrar na área pública?

Minha história profissional sempre foi focada na iniciativa privada. Jamais havia concorrido ou ocupado cargo politico na vida . E confesso que, antes de ser convidado a ser candidato a vice-prefeito de Florianópolis, não me interessava por política. Até que cheguei num momento da vida em que compreendi que é justamente através da política que se pode transformar o mundo ao nosso redor, melhorar Florianópolis e a vida das pessoas. Isso aconteceu há apenas quatro anos. A partir daí, as coisas aconteceram muito rápido e, felizmente, com muitas entregas e realizações na cidade.

O senhor foi reeleito no 1° turno com quase 60% dos votos, ou seja, sua gestão foi aprovada. O que entende como fator determinante para esta aprovação?

Primeiro, estar presente na vida da cidade, dia e noite. Presente nas comunidades, nos bons momentos e nos difíceis também, enfim, viver a cidade na plenitude. Gosto muito disso. Segundo, as dezenas de obras e ações que executamos em apenas dois anos de mandato, em todas as áreas. Só pra citar algumas poucas, a super escola do Rio Vermelho entregue em 42 dias, o Multi Hospital no antigo aeroporto, a ponte da Lagoa, o CAPS da Beira Mar. os binários da Avenida das Rendeiras e do Córrego Grande, vários novos postos de saúde, inclusive o maior da cidade, na região dos Ingleses, e por aí vai. E por último, o diálogo direto e permanente que construímos com todos os moradores da cidade através das redes sociais, prestando contas, de forma ágil e moderna, do tanto que estamos realizando com o dinheiro dos impostos que o cidadão paga.

O que o senhor identifica como a maior dificuldade para administrar a capital dos catarinenses?

Não chamo de dificuldades, mas de desafios. Eles existem em todas as áreas e isso é natural numa cidade que, em apenas 12 anos, viu sua população crescer quase 30%. Acredito que o mais importante é reconhecer os problemas e não fugir à nossa responsabilidade, encarar os desafios e trabalhar com responsabilidade para resolvê-los.

Em 2026 teremos novas eleições. Qual os próximos passos do político Topázio Neto?

Já declarei várias vezes que estou e estarei ao lado do Governador Jorginho Melo, trabalhando pela sua reeleição e para que o PSD esteja no mesmo projeto. O Governador tem sido um grande parceiro de Florianópolis, como nunca se viu. Basta ver as inúmeras obras que estamos fazendo juntos, seja na saúde, educação, infraestrutura, assistência social. E isso tem que ser reconhecido e valorizado. Sou muito grato por isso. Estamos juntos e seguiremos assim.

Qual a sua avaliação para o atual momento político nacional?

A população está cansada de brigas, quer é soluções. A falta diálogo só gera mais problemas, isso está claro. O Governo Federal tem errado muito, e sabe disso. A economia brasileira enfrenta graves problemas e as perspectivas não são boas. Sem falar no injusto desequilíbrio entre os recursos que Santa Catarina envia a Brasília e o pouco que recebe de volta.

Uma mensagem para o povo de Florianópolis.

Teremos um segundo mandato com ainda mais entregas, muitas delas em parceria com o Governo do Estado, como a terceira pista da SC 401, o Multi Hospital do Norte da Ilha, o primeiro Hospital Veterinário da cidade e muitas outras obras impactantes na nas regiões mais carentes da cidade. Então é assim: é querer, é enfrentar, com energia e alegria. É por isso que eu estou aqui. Cheio de vontade de seguir fazendo o que precisa ser feito nessa cidade linda que o mundo inteiro adora.

Imagem: Facebook Topázio Neto

Sobre o autor

Compartilhar em: