Santos Dumont

Alberto Santos Dumont foi um aeronauta, esportista, autodidata e inventor brasileiro, nascido em Palmira?MG no dia 20 de julho de 1873.
Santos Dumont projetou, construiu e voou os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. Esse mérito lhe é garantido internacionalmente pela conquista do Prêmio Deutsch em 1901, quando em um voo contornou a Torre Eiffel com o seu dirigível N.6. Com a vitória no Prêmio Deutsch, ele também foi, portanto, o primeiro a cumprir um circuito pré-estabelecido sob testemunho oficial de especialistas, jornalistas e populares.
Santos Dumont também foi o primeiro a decolar a bordo de um avião impulsionado por um motor a gasolina. Em 23 de outubro de 1906, voou cerca de sessenta metros a uma altura de dois a três metros com o Oiseau de Proie, no Campo de Bagatelle, em Paris. Menos de um mês depois, em 12 de novembro, diante de uma multidão de testemunhas, percorreu 220 metros a uma altura de seis metros com o Oiseau de Proie III. Esses voos foram os primeiros homologados pelo Aeroclube da França de um aparelho mais pesado que o ar, e possivelmente a primeira demonstração pública de um veículo levantando voo por seus próprios meios, sem a necessidade de uma rampa para lançamento.
Ao redor do mundo existem vários nomes citados como inventores do avião, mas oficialmente a Federação Aeronáutica Internacional (FAI) considera que foram os irmãos Wright os primeiros a realizar um voo controlado, motorizado, num aparelho mais pesado que o ar.
Entretanto nenhuma circunstância ou título retira toda genialidade de Santos Dumont, que inclusive teve a decolagem com seu 14 Bis reconhecida oficialmente dela FAI, como a primeira atividade esportiva da aviação.
Fica aqui nossa homenagem a este brasileiro que nos orgulha e que escreveu seu nome na história da aviação.
