Taj Mahal

Taj Mahal é um mausoléu situado em Agra, na Índia, sendo o mais conhecido dos monumentos do país. Foi anunciado em 2007 como uma das sete maravilhas do mundo moderno.
A obra foi feita entre 1632 e 1653 com a força de cerca de 20 mil homens, trazidos de várias cidades do Oriente, para trabalhar no suntuoso monumento de mármore branco que o imperador Shah Jahan mandou construir.
Taj Mahal é incrustado com pedras semipreciosas, tais como o lápis-lazúli entre outras. A sua cúpula é costurada com fios de ouro. O edifício é flanqueado por duas mesquitas e cercado por quatro minaretes. Supõe-se que o imperador pretendesse fazer uma réplica do Taj Mahal original na outra margem do rio, em mármore preto, mas acabou morto antes do início das obras por um de seus filhos.
– O Taj Mahal foi construído pelo imperador Shah Jahan, da dinastia Mughal, em memória de sua esposa favorita, Mumtaz Mahal, que morreu ao dar à luz seu 14º filho em 1631.
– Ele prometeu construir o mausoléu mais belo do mundo para homenageá-la.
– O Taj Mahal é um cenotáfio (túmulo simbólico), pois os verdadeiros túmulos de Shah Jahan e Mumtaz Mahal estão em uma câmara subterrânea.
– A simetria do monumento é impressionante e meticulosamente planejada.
– Durante a Segunda Guerra Mundial e os conflitos com o Paquistão, o Taj Mahal foi coberto por andaimes para protegê-lo de ataques aéreos.
– Atrai entre 7 e 8 milhões de turistas por ano.
