Trump vai jogar pesado

Trump vai jogar pesado e demonstrou isto pela sua declaração dizendo que o presidente Volodimir Zelenski da Ucrânia “não é muito importante e que atrapalha o acordo”.
O presidente dos Estados Unidos já sinalizou que vai fechar a porta do cofre, inclusive espera que seu país seja ressarcido dos quase US$ 500 bilhões que já colocou no confronto da Ucrânia com a Rússia.
Zelenski ficará em apuros se realmente o país americano cortar os recursos, pois dificilmente os países da comunidade europeia terão condições de suprir esta lacuna, na qual são os maiores interessados na proteção da Ucrânia, por questões de geografia.
Além disso, mesmo que seja um blefe na mesa de negociações, Trump já demonstrou que seu país não continuará financiando o mundo. Estão aí para comprovar decisões já tomadas, tipo: Retirada do Acordo de Paris; saída da OMS, corte dos recursos da USAID. Só nestes 3 movimentos, estamos falando de mais de 1 trilhão de dólares anuais.
Então arriscar consequências maiores, não é uma boa causa o enfrentamento com Trump e, certamente, Zelenski sabe disso. Agora é encontrar as condições necessárias para um acordo de paz duradouro.
