Imagem: Freepik

Winston Leonard Spencer Churchill nasceu na Inglaterra no dia 30 de novembro de 1874. Militar, estadista e escritor, serviu como primeiro ministro do Reino Unido em duas ocasiões. Na primeira de 1940 a 1945 e na segunda vez de 1951 a 1955. Ideologicamente liberal econômico e imperialista, foi membro do Partido Liberal e posteriormente do Partido Conservador.

Fora do governo durante seus chamados “anos selvagens” na década de 1930, Churchill assumiu a liderança ao pedir o rearmamento britânico para combater a crescente ameaça do militarismo na Alemanha Nazista. Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, ele foi renomeado Primeiro Lorde do Almirantado. Em maio de 1940, tornou-se primeiro-ministro. Churchill formou um governo nacional e supervisionou o envolvimento britânico no esforço de guerra dos Aliados contra as Potências do Eixo, resultando na vitória de 1945. Após a derrota dos conservadores nas eleições gerais de 1945, tornou-se líder da oposição. Em meio ao desenvolvimento da Guerra Fria com a União Soviética, alertou publicamente sobre uma “Cortina de Ferro” da influência soviética na Europa e promoveu a unidade europeia. Como escritor recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1953.

Amplamente considerado uma das figuras mais significativas do século XX, Churchill continua popular na anglosfera, onde é visto como um líder vitorioso em tempos de guerra que desempenhou um papel importante na defesa da democracia liberal da Europa contra a disseminação do fascismo.

Apesar da carreira política de Churchill ter sido marcada por posições de destaque no seio do governo britânico em ambas as grandes guerras do século XX, pela análise aos seus discursos verifica-se sempre uma busca pela paz, tendo chamado a Segunda Guerra Mundial de “a guerra desnecessária”, defendendo a ideia de que os países europeus deveriam ter impedido a Alemanha de recompor suas forças armadas antes da guerra, visando evitá-la.

Churchill faleceu no dia 24 de janeiro de 1965, aos 90 anos.

Fonte: Wikipedia

Sobre o autor

Compartilhar em: