Torre Eiffel

A Torre Eiffel esta localizada em Paris, na França, onde é apelidada de “Dama de Ferro”.
Em 1991 foi nomeado parte do Patrimônio Mundial pela UNESCO, sendo o monumento pago mais visitado do mundo.
A torre tem três andares para visitantes, com restaurantes no primeiro e segundo níveis. A plataforma superior do andar superior fica a 276 m acima do solo — o deck de observação mais alto acessível ao público na União Europeia. Os ingressos podem ser adquiridos para subir por escadas ou elevador para o primeiro e segundo andares. A subida do nível do solo para o primeiro andar é de mais de 300 degraus, assim como a subida do primeiro nível para o segundo, fazendo toda a subida ser composta por 600 degraus.
Algumas curiosidades sobre este magnífico monumento.
– Quando Gustave Eiffel projetou a torre, muitos artistas e intelectuais a criticaram, chamando-a de “monstruosidade inútil”.
– Apesar de ser chamada de Torre Eiffel, o projeto não foi desenhado por Gustave Eiffel, mas por Maurice Koechlin e Émile Nouguier, engenheiros que trabalhavam para ele.
– A torre pode crescer até 15 cm no verão devido à dilatação térmica do ferro.
– A Torre Eiffel pesa cerca de 10.100 toneladas.
– São 1.665 degraus até o topo (mas os visitantes só podem subir até o segundo andar de escada).
– A torre já teve cores diferentes ao longo da história, incluindo amarelo, vermelho e marrom. Atualmente, tem um tom chamado “Marrom Torre Eiffel”.
– Com 330 metros (atualmente, incluindo a antena), foi a estrutura mais alta do mundo até 1930.
– Durante a ocupação nazista de Paris, Hitler ordenou que a torre fosse demolida, mas o comandante alemão em Paris ignorou a ordem.
– Em 2007, uma mulher chamada Erika La Tour Eiffel “se casou” simbolicamente com a torre.
– Entre 1925 e 1936, a Torre Eiffel serviu como um enorme painel publicitário para a Citroën, com um letreiro luminoso visível a quilômetros de distância.
